terça-feira, 23 de junho de 2009

Linguagem e Manipulação para Teatro de Bonecos

A oficina “Linguagem e Manipulação para Teatro de Bonecos” é destinada a Arte Educadores, Professores, Atores, Bonequeiros, pessoas interessadas em se iniciar na arte do Teatro de Bonecos

Proposta de Oficina

LINGUAGEM E MANIPULAÇÃO PARA TEATRO DE BONECOS

APRESENTAÇÃO

A oficina trabalha a composição de histórias, cenas e personagens para teatro de bonecos, usando diferentes formas de manipulação, tendo como base o corpo do aluno. Qual a função do manipulador no teatro de bonecos? Há diferença entre o ator e o manipulador? A oficina propõe uma reflexão sobre as diferentes possibilidades de se compor um personagem dentro do teatro de bonecos. E as técnicas de confecção mais adequadas para cada tipo de encenação.

QUANTIDADE DE ALUNOS
20 por turma.

DURAÇÃO
20 horas.

ESPAÇO FÍSICO

Sala ampla e arejada com fácil acesso a uma pia com água e que guarde a privacidade dos participantes, o que é muito importante para o processo de criação.

MATERIAL NECESSÁRIO

20 pedaços de tecido aproximadamente 1X2 m, lenços, varetas de madeira, papel crepom e celofane, fita crepe, cordão, garrafas pet, tesoura, cola, tinta acrílica e tinta guache. Apostila contendo informações sobre diversas técnicas de confecção.

PROFESSOR COORDENADOR

José Regino de Oliveira, é: Palhaço, Arte Educador, Bonequeiro, Diretor e Ator de Teatro, Cenógrafo e Figurinista, graduado pela Fundação Brasileira de Teatro e Mestre em Arte em Processos Composicionais Para a Cena pela Universidade de Brasília (UnB), concluído com a dissertação “A Dramaturgia da Atuação Cômica - O Desempenho do Ator na Construção do Riso”. Em Brasília fundou o Grupo de Teatro Celeiro das Antas, foi professor de Direção Teatral no Departamento de Artes Cênicas da UnB, consultor técnico em Arte Educação da UNESCO atuando no Ministério do Meio Ambiente. Participou com seus trabalhos de festivais em vários estados do Brasil, Espanha, EUA, Portugal, Itália, Alemanha e Malta. Na sua formação de palhaço foi aluno de Carlos Tamanini.

A título de atualização, tem participado de cursos oferecidos por nomes como: dança: Graziela Rodrigues; Teatro: Eugênio Barba, Julia Varley, Antunes Filho, Luiz Carlos Vasconcelos, Roberto Mallet, Luiz Fugante; Palhaços: Hilary Chaplain, Leo Bassi, Leris Colombaioni, Grupo Lume, Márcio Libar e Ésio Magalhães; Bufão com Daniela Carmona.

Trabalhou na cidade de Berlim na Alemanha a convite da Companhia Working Party, dirigindo, roteirizando e atuando nos novos espetáculos cômicos da Companhia. Atualmente em Brasília dirigi e roteiriza o novo espetáculo Columpio da companhia Circo Rebote e está em cartaz com Alma de Peixe - Teatro para Bebês, primeira montagem do Núcleo de Pesquisa em Arte para Bebês do Celeiro das Antas, assinando roteiro, direção, cenário, figurinos e bonecos.

Nenhum comentário: